Hello, Guest
« · »

POLYWORKS BÁSICO - (Brazilian Portuguese) by MaVeRiCk/PaT0!

TUTORIAL POLYWORKS
parte 1 – FUNÇÕES BÁSICAS


O objetivo desse tutorial é ensinar passos/funções básicas para se criar um mapa relativamente bom para soldat, utilizando o Soldat Polyworks. Esta é a primeira parte de um projeto de tutoriais. Em breve, poderá haver novas partes. Qualquer dúvida que você tiver pode ser tirada no fórum SBR, postando nesse link: Link.
Para começar é preciso primeiro ter o programa instalado. Se você ainda não o tem, baixe a versão 1.4 (que é a versão com a qual trabalharei aqui) ou superior neste link: Link . Crie uma pasta para o polyworks dentro da pasta do seu soldat e extraia o conteúdo do arquivo zipado nela. Feito isso, abra o programa, clicando no executável.
Esta é a tela inicial:
Image


A tela do programa é composta pelo menu principal: File, Edit, View, Window; e pelas janelas : Tools, pallete, Propierties, Waypoints, Display, Scenery. Caso você não esteja vendo as janelas (tools, pallete, display...) clique em “window > show all” e depois “window > reset window locations”. Você pode reorganizá-las da maneira que achar melhor. No menu “window” você pode salvar a forma como sua tela está organizada. Com o scroll do seu mouse, perceba que você pode alterar o zoom, apenas gire-o. Pressionando essa rodinha e movimentando o mouse, você poderá deslocar a tela. O mesmo poderá ser feito caso você pressione a barra de espaço e arraste o mouse.


Parte 1 – Definições dos mapas

Antes de começar é necessário você saber algumas coisas:
Os mapas do soldat são formados por polígonos, que são os sólidos por onde os players caminham, por cenários, imagens que ficam na pasta scenery-gfx (o polyworks 1.4 você poderá trabalhar com imgs em formato bmp, png e jpg) e por spawns (objetos, entidades), que “indicam” o que há no mapa, como granadas e bandeiras por exemplo.
Existem vários tipos de mapas no soldat, cada um é relativo à um modo diferente do jogo. Existem os modos oficiais de jogo:
Quote:

[size="1"]> DM/TM/PM/RM – Deathmatch/Teamatch/Pointmatch/Rambomatch.
Todos esses modos utilizam-se dos mesmos tipos de mapa, que não são precedidos por nenhuma sigla. Em geral costumam-se fazer mapas DM que sejam compatíveis p/ todos os outros modos.
> CTF – Capture The Flag.
Nesse modo os times devem roubar a bandeira do adversário. Os mapas precisam ter a identificação “ctf_” antes do nome.
> HTF – Hold The Flag.
Nesse modo, um time deve segurar uma única bandeira para marcar pontos. Devem ser precedidos pela sigla “htf_”.
> INF – Infiltration.
O time vermelho deve infiltrar-se na base adversária e trazer a bandeira até a sua base. Os mapas desse modo são precedidos pela sigla “inf_”.[/size]


E existem ainda os modos não oficiais (TW, Climb, DodgeBall, Zombie entre outros), que não serão tratados aqui.

Ainda na tela de abertura do programa, vá ao menu “Edit > Map Settings”.
Image

Quote:

[size="1"]No campo description você pode digitar uma breve mensagem que será exibida ao carregar seu mapa no soldat. Em geral costuma-se colocar o título e/ou os créditos do mapa (ex.: “mapa by Fulano” ). No campo Weather (tempo), você irá escolher o “clima” do seu mapa (chuva, neve, chuva de areia ou nada). No campo Steps, você irá definir o tipo de “piso” dos seus polígonos (e o som dos passos que ele provocará). Em Jet Fuel você irá definir o quanto que os jogadores poderão voar no seu mapa (as opções variam de zero ao infinito). Em Grenades e Medkits, está claro que você irá definir o quanto desses itens irão aparecer em seu mapa. Você ainda poderá escolher/mudar a textura do seu mapa (campo texture), escolhendo dentro de uma lista dos arquivos *.bmp, *.jpg e *.png que existem na pasta Soldat/Textures. Em Background você irá escolher as cores que irão compor o fundo do mapa (ou céu). Através da mistura dessas duas cores.[/size]



Parte 2 – Criando um polígono simples


Vamos logo à parte prática, onde espero que vocês possam aprender enquanto seguem alguns passos.
1.Clique no menu File> New . A primeira coisa que vocês deverão fazer é ir na janela tools, e clicar no botão create polygons
Image
. Com essa ferramenta você criará os polígonos do seu mapa. Os polígonos são sempre triângulos, você criará um polígono de quatro lados, por exemplo, através da junção de dois triângulos. Crie um polígono qualquer. Para isso apenas clique em três pontos da tela.

Image


Perceba que você tem liberdade total para selecionar qualquer ponto na tela. Experimente segurar o botão SHIFT enquanto seleciona o segundo e o terceiro ponto. Perceba que ele se move de 15 em 15 graus, inclusive podendo fazer uma lado perfeitamente reto. Como no exemplo abaixo:
Image


Para criar polígonos você ainda pode contar com a ajuda de uma grade. Para visualizá-la clique no menu display e marque a opção grid. Perceba que com essa opção selecionada você só poderá fixar os vértices dos polígonos em determinados pontos da grade. Não podendo posicioná-lo, por exemplo, dentro de um dos quadradinhos da mesma.
Image


Você já deve ter visto em diversos mapas do soldat, polígonos que fazem o boneco deslizar, que machucam ou matam o jogador ao tocá-los. Pois bem, essas ações dependem do tipo de polígono que você cria. Para selecionar o tipo de polígono que você deseja criar, clique com o botão direito do mouse, e escolha dentro da lista, o tipo de polígono desejado.

Quote:

[size="1"]TIPO DE POLÍGONO - O QUE FAZ
[color="#FF8C00"]Normal
- Jogadores e balas irão colidir com a parede.
Only Bullets Collides -Jogador PASSA pela parede. As balas/itens/granadas/flag NÃO.
Only Player Collides - Jogador NÃO PASSA pela parede. As balas/itens/granadas/flag SIM.
Doesn't Collide - Jogadores e balas irão passar pela parede.
Ice - Faz o jogador escorregar.
Deadly - Mata o jogador quando este tocar o polígono.
Bloddly deadly - Mata violentamente o jogador.
Hurts - Causa dano ao jogador.
Regenerates - Recupera o HP do jogador.
Lava – Queima a pessoa (como o lança-chamas).[/size][/color]



Parte 3 – Inserindo Cenários
Os cenários são aquelas imagens que existem nos mapas que não são polígonos. As árvores, os matinhos, as caixinhas, as luzes... Enfim, com eles você deixa o mapa mais bonito e incrementa o gameplay.
Para inserir cenários no mapa, selecione a opção create scenery na janela tools
Image
:

Para escolher qual imagem você irá colocar no mapa, clique com o botão direito do mouse, e aparecerá uma lista contendo todos os arquivos de imagens contidos na pasta Scenery-gfx do seu soldat. O jogo em si já vem com vários arquivos que permitem a criação de bons mapas, mas nada impede que você futuramente utilize-se de cenários feitos por outros mappers ou msm que vc crie os seus. Por enquanto vamos posicionar alguns cenários simples no seu mapa.
Clique na janela scenery e amplie. Ela lhe mostrará qual cenário está selecionado nesse momento, e uma lista dos cenários já utilizados por você nesse mapa. Como você ainda não pôs nenhum, a lista estará em branco. Haverá ainda as opções: Back, Middle e Front. Cada uma determina em que nível estará o cenário:
Image

Quote:


[size="1"]Back – atrás dos polígonos e do jogador;
Middle – Atrás apenas dos polígonos (cobrindo o jogador);
Front – Na frente de polígonos e jogador.
[/size]


Há ainda duas opções importantes ROTATE e SCALE. Com essas opções você poderá girar o cenário e mudar o tamanho dele no jogo. Escolha uma caixa qualquer e posicione no seu mapa, tente girar e mudar a escala da imagem. Um bom mapper utiliza-se muito bem desses recursos.

Parte 4 – Colorindo Polígonos e Cenários

Nesta terceira parte você terá uma noção geral de como colorir polígonos e cenários e de como trabalhar com efeitos de transparência.
Para pintar um polígono, pode-se usar duas ferramentas, o colour vertices
Image
e o colour polygons
Image
. Apesar dos nomes, suas funções estendem-se também para a pintura dos cenários.

Para pintar um polígono com o balde de tinta, selecione uma cor na janela pallete, e clique sobre o polígono o qual deseja pintar. O polígono inteiro será pintado com a cor escolhida e de maneira igual. A cor selecionada poderá variar de acordo com as opções definidas na janela pallete. Atente para o percentual de opacidade (opacity) e o modo (mode) nesta janela.

Image

Image


Para pintar polígonos utilizando a ferramenta colour vertices, o processo é parecido. Escolha a ferramenta na janela tools e a cor desejada na janela pallete. Note que o seu cursor é agora, um círculo com uma cruz no centro. Para pintar um vértice, é preciso que o mesmo esteja no alcance do círculo. Agora observe e realize os seguintes passos:

Image

Image

Image



Parte 5 – Colocando spawn points (objects) nos mapas

O passo final para criar um mapa simples é posicionar spawn points (objects) corretamente no mapa. Os spawns indicam onde haverão certos eventos do jogo, como por exemplo, onde fica a bandeira vermelha e a bandeira azul, onde os jogadores irão nascer após morrerem, onde irá aparecer uma caixa de granada, etc. Para posicionar Spawn points, selecione a ferramenta objects na janela Tools. Clique com o botão direito e escolha dentro de uma lista qual o objeto que você quer colocar no seu mapa. Em seguida é só posicioná-lo de maneira adequada.

Image

Quote:

[size="1"]

[color="#FF8C00"]Player Spawn
– Indica onde o jogador irá nascer. Quanto maior a variedade de player spawns, maior o nº de locias onde o jogador poderá nascer.
Alpha/Bravo/Charlie/Delta Team – Exatamente iguais ao PlayerSpawn. A diferença é que estes pontos são específicos para o time que indicam. Onde há um Alpha Spawn, apenas os jogadores deste time nascerão.
Alpha/Bravo Flag – Indicam onde ficarão as bandeiras dos times vermelho e azul respectivamente. Se o mapa for INF_, ela indicará onde as bandeiras preta e branca ficarão.
Grenade Kit/Medkit/Cluster Grenade/Vest/Flame/Berseker/Predator - indicam onde estes itens irão aparecer no mapa. Lembre-se que granadas e medkits são essenciais. Os demais são considerados bônus.
PointMatch Flag – Indica onde a bandeira amarela irá aparecer nas partidas de PM e HTF.
Rambo Bow – Indica um lugar específico onde o arco do Rambo irá aparecer nas partidas de RM.
Stat Gun – Indica onde haverá armas estacionárias (que são opcionais do servidor) ficarão.
Gostek – Mostra um boneco do soldat, para que você tenha uma referência do tamanho do seu mapa no jogo[/color]
[/size]



Collider – Colliders são um tipo especial de entidade que podem ser fundamentais para um bom mapa. Ao colocar um collider, este funcionará como um obstáculo invisível para balas e granadas. Quando uma nade atinge um colider, está explode imediatamente por exemplo. Você, portanto, pode fazer com que o cenário de uma caixa se torne um obstáculo para tiros e granadas arremessadas sem precisar criar polígonos para isso.

Para aumentar/diminuir o tamanho do collider, altere o valor que aparece no campo Radius da janela Pallete (até um máximo de 128).
Image
Image

[size="1"]Exemplo de colliders ---------------------- 1 = tamanho 8; 2= tam. 30; 3 = tam. 45[/size]

Parte 6 – Comandos/Funções Úteis e Compilando o mapa

Aqui estão algumas ferramentas simples que não foram apresentadas e podem vir a ser úteis. Todas as ferramentas do Polyworks possuem outras opções que podem ser ativadas quando teclas como ALT, SHIFT e CTRL estão pressionadas.

Image
[size="1"]Seleciona um polígono/cenário. Segure SHIFT para selecionar mais de um. Segure ALT para tirar um da seleção.[/size]
Image
Seleciona um vérice/cenário/objeto. Segure SHIFT e ALT para selecionar/tirar da seleção.
Image
[size="1"]Move uma seleção (vértice/polígono/objeto/cenário). Se utilizado em um polígono previamente/cenário selecionado, permite girá-lo e/ou redimensioná-lo (segure ALT ou CTRL respectivamente).[/size]
Image
[size="1"]Seleciona uma cor já aplicada em um vértice ou cenário. Segure SHIFT e poderá selecionar a cor específica de um determinado ponto da sua tela.[/size]

Crtl+A – seleciona todo o mapa.
Ctrl+ Z – desfaz as ultimas ações.ctrl+ y – refaz as últimas ações.
ctrl+ V – Duplica um polígono/cenário/objeto selecionado.
ctrl+ F – Corrige a posição da textura de um polígono selecionado.


Com tudo o que já foi dito, você já deve ter uma pequena base para começar a criar mapas com o Polyworks. Após finalizar seu projeto, ou se desejar testá-lo, você deve ir ao menu file > Compile to PMS . O seu mapa então será compilado e salvo na pasta Soldat/Maps. SÓ ASSIM ELE SERÁ JOGÁVEL. Com a opção Save, você apenas salvará o progresso de um mapa, como um rascunho, sem ser possível jogar nele corretamente.




Este Tutorial foi escrito por:
[url="http://tms.jrgp.org/index.php?action=maps&sa=user_maps&u=49"]MaVeRiCk/PaT0![/url]


Links úteis:
[url="http://forum.soldat.com.br/index.php?showtopic=39570"]Banco de ajuda do PaT0![/url]
[url="http://forum.soldat.com.br/index.php?showtopic=23419"]Tire dúvidas comuns sobre Polyworks e mapping[/url]
[url="http://forum.soldat.com.br/index.php?showtopic=39883"]Vídeo-Tutorial no Youtube - Parte 1 – por Ás de Espadas[/url]
[url="http://forum.soldat.com.br/index.php?showtopic=42348"]Vídeo-Tutorial no YouTube – Parte 2 - por Ás de Espadas[/url]

Comments

Poll-

It's 2018. Looking forward to Steam release?

  • Yes
  • No

Votes: 15
View old polls

Shoutbox-

Last: 01/02/2021 @ 05:37 AM

jrgp says: Whoa it's Doc776! Good to see you!

Doc says: *from the grave* /poke

NamelessWolf says: In perspective the map wasn't good at all, but I made something. Haha :)

jrgp says: Nice to see you Ivel :) I'm committed to keeping this site up forever. Also really cool map Wolf ;D

NamelessWolf says: Check out the map I just uploaded! https://tms.jrgp.org/2010/?map=1884

NamelessWolf says: lvel said it right. I also love that this site is up and running.

Ivel says: i love that this still exists.

Ivel says: yoooo

The_Ghost says: 2020 :P

darDar says: TMS > Steam Workshop :P

Shout

Login to shout

View all 5,242 shouts

Maps just downloaded-

Total downloads: 251,500
Downloads this week: 297
Downloads Today: 75

Site Color Scheme-